A importância que os meios de comunicação de massa adquirem na educação e formação da opinião pública é cada dia maior. O legislador preocupado com essa influência na formação das crianças recomenda que as emissoras de rádio e televisão somente exibam ao público infanto-juvenil programas com finalidades educacionais, artísticas, culturais e informativas (Art. 76 do Estatuto da Criança e do Adolescente). Não tem sido esse, contudo, o conteúdo dos programas de televisão, sobre tudo as novelas e seriados, que têm abusado de temas que desconsideram tais recomendações.
A banalização das cenas de violência e sexo tem conduzido os telespectadores – mirins a buscarem na vida real a imitação dos roteiros produzidos para seus ídolos televisivos. É comum ver crianças que nem sequer andam ou falam com perfeição posicionando-se como tais personagens. As cenas de violência e crime praticados pelos personagens de seriado de televisão, muitas vezes com final feliz para esses agentes criminosos, têm estimulado a violência sobretudo nas crianças e nos jovens. O que levará um jovem a atear fogo em um índio inofensivo ou em um mendigo indefeso?
Já as cenas de sexo, sem orientação devida, levam os jovens iniciantes a busca desses prazeres desconhecidos de forma equivocada como induzem os falsos ídolos. Desse modo, um poderoso meio de comunicação que, se usado de forma responsável, pode ser a grande arma de educação e libertação de um povo, desvirtuando essas patrióticas finalidades, termina sendo um instrumento da banalização de violência e de estimulo a ignorância.
"NÃO"
A televisão influencia as crianças, como céu azul ou os hambúrgueres. São realidades, dados que as crianças encontram no mundo ao nascer (a não ser que sejam membros de uma comunidade de amish, coisa que muita gente veio a conhecer depois de assistir A testemunha na tevê). Seus pais assistem, seus colegas assistem, seus professores assistem. Uma situação importante de uma telenovela é discutida com a mesma intensidade de uma decisão de um campeonato nacional ou o destino do Rei Leão. Até aí, quase todo mundo concorda. O que ainda provoca debate é a chamada influência perniciosa da televisão. São comuns as acusações de que a novela prega maus exemplos mostrando famílias em crises, filhos desrespeitando a autoridade paterna, etc. O mesmo tipo de acusação que envolveu a indústria dos quadrinhos americanos na década de 50 e os folhetins de Charles Dickens no século passado.
Com certeza, o buraco é mais embaixo. A televisão não é perfeita. A erotização infantil através das horríveis danças das garrafas é nefasta. Deve ser combatida pelos pais, junto aos seus filhos. Mas, na média, a tevê resume os valores aprovados pela sociedade do seu tempo. O desaparecimento do mal, a apresentação de uma vida pela televisão onde tudo é harmonia, onde não existe ameaças nem sofrimento podem causar uma televisão sem graça como preparar erradamente uma criança. É ingênuo pensar que a televisão pode abrir mentes ou fechá-las entupindo as pobres criancinhas com valores horrendos. A televisão tem muito poder – mas o limite desse poder sobre qualquer criança depende dos pais que não podem se esquivar da função de ensinarem o que acreditam ser o certo e o errado.
Isto É. São Paulo, Três, nº 1444, 04/06/97
Não da para negar a influência das novelas sobre toda a massa, em especial crianças e adolescentes que estão em busca de valores e referências.
ResponderExcluirAs novelas de hoje apresentam cenas que influenciam negativamente. Muitos pais permitem que seus filhos assistem essas cenas, permitindo que eles começem a imitar seus "ídolos", de um jeito que deixam de ser eles mesmos passando a viver o personagem, perdendo sua própria personalidade e mudando seu ritmo de vida.
Acredito que a falta de censura do meio de comunicação criou grandes problemas na forma de ver, pensar e nas atitudes dessa geração sem censura, gerando problemas graves como o consumismo, prostituição e tantas doenças ruins como a aids, além de muita falta de limites na família.
Por: Mariane Paro Denardo
Sou contra, pois as crianças buscam fazer o que vem na televisão, eles querem fazer, pois ele viu em certo canal, ou as emissoras fazer uma censura nos programas em horários em que crianças assistem televisão, horário da manhã ou a tarde por exemplo. As crianças não têm uma opinião pronta, pois conforme vão crescendo vão mudando a mesma, então como não tem a opinião formada eles podem ser influenciados por certos programas, e consegue temente mudando sua opinião, a partir de certa idade, eles ter programas para aquela faixa etária e assim conseqüentemente por idades, uma parte de "censura" deve ser feita pelos pais ou responsável, sabendo o que os filhos assistem Então à televisão deveria ter uma censura em certos canais, canais inapropriados para essa idade...
ResponderExcluirPor: William Balestieri.
Na minha opinião a televisão influência sim as crianças, pois de acordo com que elas assistem podem sofrer influencia até na educação.Para mim os pais devem evitar programas não recomendado para seus filhos e conscientiza-los para que assistam só programas permitida para a idade dele.As vezes também os filhos maltratam os pais,por causa da televisão.
ResponderExcluirA televisão não afeta somente os jovens,mas também adultos e idosos.
É claro que a televisão não tem só aspectos negativos,tem também aspectos positivos,por exemplo:Informar sobre tudo que acontece as redor do mundo.Enfim,apesar de ser uma excelente tecnologia,a televisão pode influênciar as crianças e jovens.
A televisão é instrumento de comunicação mais útil e mais usado.Você tem uma televisão?acompanha os seus programas?
ResponderExcluirA televisão é assistida no mundo inteiro,os seus programas são jornais,novelas,filmes,desenhos,seriados,quiz etc...
Mais nesses últimos anos programas estão ficando sujos para tal horário por exemplo:Sobrenatural é um programa de terror e suspense e passa as 9:00,muito cedo pois ainda tem crianças assistindo nesse horário.As novelas também também estão ficando sujas para certa idade.
Acho que se eles querem passar os programas que não são adequados para certa idade deviam passar mais tarde pois assim crianças não assimtem,bom essa é minha opinião.
Sim, pois as crianças não têm uma opinião concisa e formada sobre muitas coisas, tornando suas idéias voláteis, fáceis de manipular.
ResponderExcluirOutra coisa que faz diferença é a formação que a criança recebe em casa, pois ela aprende algo com os pais e a novela mostra outra totalmente diferente, o que acaba confundindo sua cabeça.
Uma criança, dependendo da idade, não tem uma certa noção do que as novelas mostram, mas, se desde pequenos elas assistirem, quando chegar a uma certa idade, a novela terá influenciado demais sua ética, sua moral e sua opinião, pois é isso mesmo o que elas querem, influenciar as pessoas conforme elas desejam.
Resumindo, eu tenho certeza que as novelas influenciam na formação das crianças de hoje.
Na minha opinião as novelas podem ajudar a prejudicar a formação da criança. Não estou querendo dizer que pode prejudicar e sim somente ajudar, porque vai de cada pessoa ter seu próprio estilo de vida, se o jovem decidir levar a vida ficando ou sendo igual o outro, ele tentará, mas se quiser buscar o seu próprio estilo de vida, será a escolha dele.
ResponderExcluirHoje, com a tecnologia crescendo, várias pessoas têm a televisão, e seus programas evoluindo cada vez mais. Antes não podia mostrar cenas de beijos, hoje, já mostram pessoas brigando, falando palavrão, vandalismo, mas também no começo dos programas mostra apartir de qual idade pode assistir.
Hoje, as novelas conseguem influenciar o nosso modo de agir, de se vestir, de se comportar e ate mesmo de pensar. Muitas vezes, supervalorizando a busca pela “perfeição” que eles mesmo nos impõe, assim as crianças também se deixam influenciar.
ResponderExcluirEu acho que alguns programas deveriam ser proibidos por mostrarem coisas inadequadas para as crianças.
Custa lembrar que é preciso tomar cuidado para que não sejamos influenciados pelas informações que enfatizam sobremaneira, o culto ao corpo, as formas perfeitas, as marcas, e a busca da perfeição a qualquer preço.
A TV pode, em minha opinião, prejudicar a formação das crianças.
ResponderExcluirSe os programas não forem bem selecionados para a idade delas, com isso elas podem ver e até chegar a imitar as cenas de violência, dentre outras. Mas, a TV ainda pode ter coisas boas paras as crianças como os programas educativos que ajudam no desenvolvimento delas. Em tão pode se disser que a TV ``é uma faca de dois cumes ´´ com o seu lado bom e o seu lado ruim mas ela ainda pode ser uma forma de entretenimento se for bem utilizada.
A televisão é a principal coisa que influência as pessoas: no modo de se vestir, no modo de falar, de agir e no modo de cada pessoa ser.
ResponderExcluirAs novelas, filmes, seriados, desenho e outros, influenciam a população de uma tal forma que muitas pessoas sofrem com as mudanças das outras: descriminação, preconceito, violência e etc.
O mundo de hoje está cada vez pior, as novelas e outros, mostram a realidade, mais influência as pessoas a fazer igual, acho que isso é errado, pois deveriam mostrar o que existe de bom.
Hoje em dia a televisão só mostra o que a população quer ver, desgraça, brigas, morte, intrigas, amor, e etc.
Mais não é todo o mundo que deseja ver isso.
Muitas pessoas dizem que a televisão é a vila de todos os jovens porque introduzem assuntos considerados inadequados para as crianças e até mesmo os jovens expõe assuntos como violência trafico de drogas , sexo ...
ResponderExcluirMas a questão é será mesmo que isso influência?
Não de maneira nenhuma segundo pesquisas realizadas por um instituto de educação 89%das pessoas não são influenciadas pela televisão nem muito menos pelas famosas novelas .
E hoje o que mais se vê e as pessoas falando que aprenderam na televisão mas a verdade é que aprenderam com os pais que não tomam nenhuma atitude e isso pode gerar um comportamento cada vez mais agressivo para depois falar que aprendeu com aquele famoso ...depois a pessoa grande faz um ato criminoso e coloca a culpa naquele famoso ou seja ele não é mais o responsável por seus atos.
Concluindo... os pais devem controlar o que os filhos andam assistindo.
Você sobre influencia da televisão? Você acha que ela é um meio de comunicação poderoso? Pois, bem fique sabendo que você sofre sim influencia da televisão e que ela é um meio de comunicação poderoso que pode mudar sua opinião rapidinho.
ResponderExcluirOs programas que passam na tv estão de uma certa forma em nossas vidas, mesmo que não percebemos, é como as novelas que traz as sua influencia, seja nas atitudes ao copiarmos, os acessórios que as atrizes usam, as roupas e algumas palavras viram moda. Muitas atitudes que a televisão mostra pode levar as pessoas a fazer coisas inadequadas para a sua idade, pois a televisão apresenta um protótipo perfeito as pessoas tem que ser e com isso as pessoas querem copiar aquela imagem ou a atitude.
A televisão é um meio de comunicação que traz informação, educação e varias outras coisas boas, mas, muitas vezes não cumpre seu papel, passado coisas que pode até prejudica na formação das crianças através dos desenhos, que hoje na maioria deles não são educativos. A tv instiga os jovens a conhecer o mundo mais rápido, porque mostra a imagem de um mundo onde todos são felizes e tudo no final da certo, mais não é isso que acontece na realidade.
O papel da tv é informar e mostrar a realidade, nada mais do que isso.
Ao mesmo tempo a TV influencia de forma positiva e também influencia de forma
ResponderExcluirnegativa as crianças, pois todos nós deveríamos assistir aos programas conforme a idade, conforme recomendação dos programas.
As crianças hoje em dia estão mais agressivas por causa dos jogos que apresentam muita violência com o próximo, que acabam trazendo influência na família e mais ainda na vida escolar onde perdem horas de sono e estudo (tarefas, trabalhos) em desenhos, não têm animo para estudar pelo horário inadequado e perdido de descanso. Antigamente as crianças “raramente” viam TV, tinham brincadeiras onde não havia malicia, brincadeiras onde beneficiava a própria criança. Isso também não depende só dos filhos, mais também dos pais onde devem ter voz de direito, comando, não resolvendo as ações na base de “pancadas” mais sim basicamente na autoridade superior, na conversa.
Obs. Apesar da tecnologia, da vontade de muitas crianças se tornarem adulto, cada ação tem seu tempo; conforme a idade e o modo de agir.
Será mesmo que a televisão influencia o comportamento das crianças? Será que essa e a pergunta certa para se fazer sendo a televisão o meio de comunicação mais presente no planeta estando em cada casa e em todos os lugares do planeta?
ResponderExcluirBom a televisão com certeza influencia no comportamento das crianças hoje em dia porque a televisão aborda todo o tipo de programas desde programas infantis ate os programas de sexo explicito. E as crianças podem assistir a todos esses programas tanto na televisão aberta quanto a cabo, as crianças ao assistir a uma programação imprópria acabam por se influenciar pela cena assistida.
Hoje em dia a televisão é um aparelho essencial para a comunicação global e regional por isso tem-se que procurar as soluções mais viáveis para melhorar a programação, como por exemplo se cada pessoa pude-se selecionar os programas que deseja adquirir não só na tv a cabo mais também na tv aberta.
A TV influencia muito os jovens de hoje, pois ela influencia de forma negativa deixando os jovens mais rebeldes do que já são, pois os jovens de hoje estão assistindo muito TV , devido ao horário devemos assistir programas recomendável aos jovens para que não haja problema de censuras e etc.Dependendo do horário até umas 21:00 está ótimo para os jovens.
ResponderExcluirA TV é assistida no mundo inteiro, tem programas variados como: novelas, jornais, filmes, desenhos e etc.
Hoje em dia os jovens então muitos informados, através do jornal, eles recebem noticias do muito inteiro.
Os desenhos que andam passando na TV hoje em dia, estão muito violentos, ou seja, os jovens estão deixando se influenciar por esses desenhos violentos.
Hoje em dia os jovens estão muitos desobedientes, aprendendo através de programas não recomendáveis que passam na TV em horários não recomendáveis.
As televisões e os rádios de hoje em dia, estimulam muitas crianças e adolescentes. A programação tanto da televisão como a do radio devem censurar alguns tipos de programas, ou passar durante a noite, quando as crianças não estejam acordadas e expostas a cenas de violência ou cenas de sexo.
ResponderExcluirEm minha opinião, desenhos e filmes influenciam muito as crianças, se ela está vendo um filme de guerra, certamente vai influenciar ela a praticar e sobre o que as crianças acham do assunto
Muitos programas só pensam na audiência que vai dar mais não pensam nas crianças que estão sendo influenciadas com o conteúdo do programa. Os pais devem censurar os programas que não acham bom pra a educação de seus filhos, mas tem pais que não tem essa consciência por isso é muito importante orientar as crianças.
A minha opinião é: sim. A TV nos influencia tanto em aspectos bons ou ruins, tudo dependendo do programa.
ResponderExcluirVamos voltar nos velhos tempos, na época em que nem todos tinham uma televisão como hoje a grande maioria tem. Podemos ver que naquele tempo não havia tanta violência quanto nos dias atuais. É à partir de quando a televisão ganha maior número de audiência, que ela começa a influenciar seus telespectadores. Podemos ver, como exemplo, as propagandas dos cigarros, que mostravam que fumar era uma coisa “chique”, levando cada vez mais pessoas ao fumo. Quer um exemplo atual das influências das propagandas? Ora, que tal a das bebidas alcoólicas? Principalmente as da cerveja, que pode ser vista como atrativo de alegria, de amigos, de que se beber, só festa, só vai ficar na boa... é ou não é?
A diferença é que, hoje, tem mais advertência, mais conscientização, temos, assim, mais consciência dos problemas e dos riscos para a saúde, do vício. Então, como eu disse, tudo depende do programa. Se este for cultural, de educação ou de informação, como os telejornais, trará uma influência boa para quem o assiste. O problema é que, a maioria dos programas não são educativos, e que mostram cenas de violência, roubo, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. E eles acabam influenciando principalmente crianças, que estão na época de aprendizado e que passam a querer imitar o que vêem na TV, e como, muitas vezes, os pais estão trabalhando, não tem como aconselhá-las.
Em minha opinião, as crianças deveriam ter orientações de que os filmes e outros são uma ficção e alguns não são bons, desta forma as crianças crescerão e se tornarão jovens conscientes do que é certo ou errado.
Hoje, não conseguimos mais ficar fora do mundo digital; quem vive sem assistir televisão ou ouvir um rádio? Ou até mesmo quem nunca navegou pela internet no mundo avançado em que vivemos? Onde as pessoas deixam de suprir suas necessidades básicas para pagar a TV a cabo ou a internet.
ResponderExcluirAs crianças fazem parte de um grupo de pessoas que se influenciam muito fácil, principalmente quando se trata de um brinquedo ou alguma coisa chamativa. Até mesmo os adultos são influenciados pela televisão, quem nunca comprou um produto por ter visto em uma propaganda?
Pelo fato das crianças poderem ser influenciadas pela televisão é que os pais deveriam prestar mais atenção no que seus filhos assistem para estabelecerem limites ás crianças, pois se a criança assiste coisas indevidas é porque seus pais não policiam os programas bem como os horários.
Mas é claro que a culpa não é somente dos pais, ela vem de um conjunto de fatores sociais, já que, muitas vezes os pais estão trabalhando e a criança é assistida por uma terceira pessoa.Então quem pode tomar uma providência quanto ao que as crianças assistem? As atitudes de cada um podem influenciar tudo isso, a partir do momento em que os pais comecem a prestar mais atenção no que os filhos assistem, mas também a organização da televisão, do rádio ou até mesmo da internet - que é um meio de comunicação muito utilizado por jovens hoje em dia - devem ter o bom senso de selecionar as coisas que vão mostrar para o público.
Icaro Miranda de Osti disse...
ResponderExcluirA televisão é o meio mais usado hoje, pois tem pessoas que falam que não vêem ou assistem televisão mas, algo vêem. A novela, antigamente, era entretenimento da família, mas esse habito foi mudando, com a liberdade de expressão ela foi tornando mais liberal á respeito de sexo, violência e é isso que incomoda as pessoas.
Na minha opinião essa liberdade agrada a maioria dos telespectadores e basta os pais restringirem os filhos a assistirem esses programas ( novelas ), e assim não terá os conflitos que tanto tem hoje , das cenas de sexo , por exemplo . Liberdade é ótimo, e se as pessoas tanto reclamam dessa liberdade , a solução de toda essa discussão é elas não assistirem os tais programas e todos se beneficiarão com suas respectivas opiniões.
boa garoto
ExcluirOs alunos da 8ª da Escola Carlos Démia, ao tecerem tais comentários sobre novela, demonstram que tem opinião formada e são articuladores. Parabéns.
ResponderExcluirsim as tv prejudica na formação das crianças!!!
ResponderExcluirsim as tv prejudica na formação das crianças!!!
ResponderExcluir